segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ENCONTRO COM JESUS - PALESTRA DE RICHARD SIMONETTI REALIZADA NA UEAK - 22/09/2014


1º ENCONTRO COM JESUS 


Realizado na União Espírita Allan Kardec - Em 21 de setembro de 2014.









Imagens da recepção aos participantes de diversas Casas Espíritas adesas ao Terceiro Conselho Espírita de Unificação ( CEU)












Recepção Temática


Camila Morada, Paulo César Telles, Antônio Ricardo, Pedro Morada, Marcelle Cler e Isabela Toraldo











Encontro com Jesus

Djalma Argolo



Uma coisa é ir ao encontro de alguém, ou de algo; outra é o encontro em si. 


Ir ao encontro, pressupõe uma jornada repleta de alguma emoção e expectativa, certa ansiedade sobre o que se irá encontrar e como acontecerá o encontro. 


Muitos vão ao encontro de Jesus para solicitar alguma benesse para si, outros para exarar-lhe o auxílio para um ente querido, alguns para ameaçá-lo, porque o sentem um perigo para si e sua classe, e ainda existem os que buscam sua presença com propósitos de saber-lhe as intenções.


Nos Caminhos percorridos por Jesus, verifica-se que todos os que encontraram Jesus foram surpreendidos pela maneira como o encontro se deu, dele saindo com uma outra visão de mundo.


Martim Buber tem razão: toda vez que interagimos com alguém, saímos do encontro transformados. 


E, um encontro com Jesus sempre causa mudança profunda em quem o encontrou. 


Muitos podem aparentar que nada aconteceu, mas isto é apenas um mecanismo de defesa do ego, porque o inconsciente foi abalado.


A totalidade psíquica, a Imago Dei, o Si-mesmo foi tocado, desafiado, estimulado e pôs-se numa atividade sub-reptícia, produzindo símbolos que assaltam o consciente de mil formas. 


Sincronicidades passam a chamar a atenção do ego para novas perspectivas.


Enfim, uma tensão entre consciente e consciente estabeleceu-se e, mais cedo ou mais tarde, uma função transcendente é acionada para resolver o antagonismo entre as duas instâncias psíquicas.


Dessa forma o espírito que conhecemos pelo nome de Jesus veio realizar, encarnando entre nós; e foi consciente disso: 


Eu não vim trazer a paz, mas a espada; eu vim por fogo na Terra, e estou ansioso que ela se incendeie.


E, sem dúvida, do encontro da humanidade com ele surgiu um conflito que se desenrola até hoje, em todos os níveis da existência.


Nunca mais o mundo foi o mesmo: 


Impérios caíram e se formaram; 


pessoas sacrificaram outras ou a si mesmas; 


a inquietação interior, que sua presença provocou, se projetou nas circunstâncias individuais, passando daí à sociedade, gerando problemas e inspirando soluções.


Abençoado encontro! 


Graças a ele a humanidade deu um salto qualitativo de grandes proporções. E quem imagine que já esgotou sua influência, está redondamente enganado. 


Mais do que nunca aquele encontro está agindo em nós, provocando-nos com desafios diversos, inquietando-nos em todas as instâncias da existência. 


Isto porque o encontro com Jesus é teleológico. 


Tem o objetivo de nos tornar conscientes do processo de individuação, imperiosa necessidade para que transcendamos ao próximo patamar evolutivo, à próxima etapa da construção – ou descoberta – da consciência plena, quando todos – ou o que imaginamos assim – os níveis do psiquismo estarão conscientemente à nossa disposição! Sem dúvida, aquele encontro, acontecido há dois mil anos, mudou a História, porque mudou o Ser Humano!



ARGOLO, Djalma. Encontro com Jesus. Antelóquio p. 09-10. Lar Harmonia,2005.


*



Vídeo apresentado no 1º ENCONTRO COM JESUS Realizado na União Espírita Allan Kardec - Em 21 de setembro de 2014.









Texto: 

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap VIII,19 Um Espírito Protetor, Bordéus,1861


















O coral através do repertório de músicas espíritas, sensibilizou  a todos os presentes: encarnados e desencarnados.





Abertura : Itair Cler (Presidente da UEAK)







Homenagem : "De Zacheu à Bezerra de Menezes"






Expositor  Paulo César do Centro Espírita Jesus e Maria






Lúcia Rodrigues - Expositora da UEAK






Maria Antônia Pezente - Expositora da UMEP e expositora convidada da UEAK .






Flávia Veiga Andriolo - Coordenadora do ESDE da UEAK e expositora








"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."  (Matheus, 11.28-30).










O convidado Richard Simonetti dentre os demais

*


Pequena peça teatral:"Deixai vir a mim as criancinhas" 


Apresentada por:
Marcelo Thomáz (pai)
Ivany Cler (mãe)
Ana Beatriz Toraldo (menina)





A peça retratou os conflitos de uma família, cujo foco principal do pai, era a busca por ascensão profissional e financeira ...






[...] relegando esposa e filha ao segundo, ou último plano de sua vida, em detrimento de valores materiais.




Com a ascensão profissional, as cobranças no ambiente de trabalho foram aumentando continuamente, até que um dia foi demitido da empresa.






O pai, apesar do sofrimento, passou a fazer uma releitura de suas atitudes no lar, quando ouviu da filha, que apesar de haver perdido o emprego, ele ainda possuía  sua família, indo em busca de carinho nos braços da pequenina, que juntamente com a mãe,  era uma personagem indiferente na vida desse chefe de família.

***


A peça nos leva à concluir que a busca pela ascensão profissional e financeira não são obstáculos na caminhada de um espírito, desde que devidamente dosada.

***







Izaura Hart, expositora da UMEP , produtora e apresentadora do Programa Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita na Rádio Rio de Janeiro.








O expositor e escritor Espírita Richard Simonetti , de Bauru/SP.


Tem percorrido todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades, e também outros países, como Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Portugal.


Articulou, em 1973, o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em centenas de cidades.


Ex- presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, ao qual está ligado desde a infância.A instituição se destaca pelo largo trabalho que desenvolve no campo social, beneficiando cerca de vinte e cinco mil pessoas, anualmente. Envolve Albergue, Centro de Triagem de Migrantes, Atendimento à população de rua, Creche, Assistência Familiar, Cursos Profissionalizantes.


Como presidente do CEAC, sensibilizou a comunidade baruerense, para a importância da atuação de voluntários nos hospitais públicos da cidade e hoje conta com uma equipe de cerca de 400 voluntários, em diferentes turnos, que auxiliam aos enfermos hospitalizados em pequenas/grandes necessidades, como se alimentarem, irem ao toalete e outros.


De 1964 a 1994 participou da União das Sociedades Espíritas de Bauru, em seus Departamentos de Doutrina e de Divulgação. 

Responsável pela instalação do Clube do Livro Espírita de Bauru e pela manutenção da Livraria Espírita. 


Vem se empenhando em passar sua experiência a outras cidades, a demonstrar como se pode dinamizar a divulgação espírita a partir dessas iniciativas e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para outros serviços.


Colabora assiduamente em jornais e revistas, espíritas. Escreve regularmente para periódicos espíritas de projeção nacional – Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Folha Espírita.


Tem quarenta e oito obras publicadas, com uma tiragem total de perto de dois milhões e duzentos mil exemplares. É membro da Academia Bauruense de Letras.







Encerramento do encontro : Itair Cler ( Presidente da UEAK) 



 O escritor e expositor Richard Simonetti e Itair Cler ( Presidente da UEAK).

Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram  para a realização desse "Encontro com Jesus", que certamente será uma luz nos apontando o rumo à caminho da prática da caridade, fundamental na nossa trajetória espiritual.

*

" Fora da Caridade, não há salvação". Allan Kardec

Nenhum comentário: